NOTICIAS DE CRISTINÁPOLIS

Comunidade destaca ações da prefeitura em todo o município.

O prefeito do município de Cristinápolis (SE), Raimundo da Silva Leal, Pe. Raimundo, como é carinhosamente chamado por todos, vem mostrando a toda populaçao cristinapolense, como é possível fazer uma administração séria e com responsabilidade, na aplicação dos recursos públicos.

A comunidade, entretanto, de forma mais direta faz sua avaliação sobre o governo municipal a qual, em maioria absoluta, classifica a administração como boa ou ótima. Mas não é apenas a comunidade cristinapolense que avalia desta forma, moradores de outros municípios quando chegam a Cristinápolis notam perfeitamente a transformação da cidade que a cada dia se enche de beleza.

O prefeito Pe. Raiumundo, vem trabalhando diuturnamente, para que cada dia possa dar ao povo cristinapolense uma educação de boa qualidade, uma boa saúde básica com médicos que possam atender na zona rural e urbana, apoio a infra- estrutura, ao esporte, lazer, a cultura e uma série de ações e obras que melhorem a vida de todos os municípes.

Através de recursos e convênios junto as duas esferas, vem realizando na infra- estrutura, calçamentos de ruas, fato este inédito e já reconhecido por toda populaçao. Os registros mostram que em menos de 2 anos, já foram calçados no município, mais de 20 km.

O bairro são francisco, já encontra-se com suas ruas todas calçadas e o povoado Manoel Joaquim, em muito breve também estará com suas ruas todas calçadas, e assim realizando o sonho de todos os moradores  deste bairro e povoado.São inúmeras obras já realizadas e outras em andamento, em pouco tempo, trazendo melhoria na qualidade de vida das pessoas e progresso para o município.

Também será entregue muito em breve a população, uma quadra  de esporte poliesportiva, uma modernissima creche com capacidade para receber 88 crianças e uma unidade básica de saúde, todos no povoado Manoel Joaquim.

O conjunto Albano Franco, receberá uma bela praça, o povoado lagoa sêca, uma quadra poliesportiva para que a comunidade possa desenvolver suas atividades esportivas. No centro da nossa cidade já encontra-se em fase final de construção a cliníca de saúde da família que funcionará 24 horas.

O forródromo Leônidas Oliveira Santos, recebeu uma grande reforma em toda sua parte estrutural, como pintura e substituição de todo o telhado, trazendo assim mais conforto e segurança para receber  a nossa população e todos os nossos visitantes que virão nos festejos juninos que estão se aproximando.

Últimamente foram adquiridos 9 veículos da marca fiat, 1 ambulância e uma retro escavadeira, que iram se integrar as secretarias da educação, saúde e transporte, e assim facilitar os trabalhos das mesmas possibilitando um melhor conforto no atendimento a toda população.

Parabéns prefeito pela excelente administração!

 ===================================

História de Cristinápolis


Cristinápolis é um município brasileiro do estado de Sergipe. Localiza-se a uma latitude 11º28'32" sul e a uma longitude 37º45'19" oeste, estando a uma altitude de 145 metros.

Sua população estimada em 2004 era de 15.980 habitantes. Possui uma área de 251,3 km².

Já foi chamado de Chapada, recebeu o nome de Cristina, em homenagem à imperatriz do Brasil, Dona Tereza Cristina. Mas depois passou a ser chamado em definitivo de Cristinápolis.

As terras que viriam a ser um dos mais importantes municípios da região sul de Sergipe foram encontradas pelos invasores europeus logo depois de 1500. A povoação se formou e se fixou num planalto, entre os rios Urubas de Cima e Urubas de Baixo.

Ela começou por volta de 1575, com os índios que fugiam do avanço sanguinário dos europeus. Foi uma espécie de mocambo. Os gentios saíam de Tomar do Geru, Santa Luzia do Itanhi e Indiaroba. Todos se refugiavam na Chapada. Os índios que sobreviviam aos massacres, eram escravizados.

Atrás dos índios e antes dos exploradores, vinham os padres da Companhia de Jesus. Alguns deles se deslocavam da freguesia do Espírito Santo, hoje Indiaroba, e outros de Tomar do Geru. Eles tinham acesso livre na Chapada, uma aldeia que crescia muito, e lá construíram uma capela sob a invocação de São Francisco de Assis.

 

======================================================

 

BANDEIRA DA CIDADE DE CRISTINÁPOLIS


BANDEIRA DE CRISTINÁPOLIS





A bandeira do município de Cristinápolis-SE foi criada e desenhada em 1973, por José Abdo Neto “ Zé de Berilo”, a pedido do prefeito da época Everton Menezes Reis “ Vetinho”, suas formas, símbolos e cores foram pesquisadas e descritas pelo vereador Cleonildo de Souza Melo “Nildo”, por intermédio do projeto de lei nº14/2010, e oficializada através da lei nº527 de 31 de março de 2010. 

REPRESENTAÇÃO:

De forma retangular, tendo em suas cores o verde, amarelo, azul e branco, como também as cores da bandeira brasileira, no lado esquerdo a cor amarela, no centro uma faixa diagonal azul, e no lado direito a cor verde.



 CORES
 
·      VERDE – Simboliza a esperança verdejante da riqueza agrícola e renovação da vida;

·      AMARELO – Simboliza o sol, a nobreza a fé e sabedoria de pioneiros colonizadores;

·      AZUL – Simboliza a justiça, zelo, lealdade e o sentimento religioso;

·      BRANCO – Simboliza a paz de um povo ordeiro e pacifico. 

SIMBOLISMO

No centro da bandeira sobre um fundo branco, encontra-se um losango e em sua parte superior está, escrito o nome da cidade “CRISTINÁPOLIS”, na parte inferior está escrito a data da emancipação política da cidade “24-04-1882”.

Na parte central do losango que divide-se em quatro partes, encontra-se em sua parte superior lado esquerdo a figura de um “ÍNDIO” que representa os primeiros habitantes do município.

Na parte superior lado direito encontra-se o “ COQUEIRO” que representa a “ÁRVORE DA VIDA” ao lado as “FOLHAS DE FUMO” que representa a base da economia local da época.

Na parte inferior lado esquerdo encontra-se o “PÉ DE LARANJA”, que representa a base da economia local, geração de renda, riqueza e absorção da mão de obra do município.

Na parte inferior lado direito encontra-se a “ESPIGA DE MILHO”, que representa uma das culturas agrícolas do município.

 =======================================

 

Departamento de Políticas Públicas para juventudes. Cristinápolis/SE

O QUE É:

Criado em fevereiro de 2009 e instituído Departamento de Políticas Publicas para Juventudes da Secretaria municipal de Esporte, lazer, Turismo e Juventudes segundo a Lei 514/2009. 

 MISSÃO:

Formular, elaborar, gerenciar, desenvolver e acompanhar programas, projetos, políticas afirmativas em conjunto com secretarias municipais e outras instancias governamentais. Contribuir para a reafirmação de identidade e do desenvolvimento dos jovens, assegurar o efetivo trabalho no desenvolvimento de Políticas Públicas municipal e articular o conjunto de tais. Lembrando que é importante não só criar políticas específicas como possibilitar o acesso às já existentes. 
Foto-0091
Compreende juventude, pessoas de 15 a 29 anos de idade. Faixa etária  propícia para sonhos, desejos e que se vive com toda intensidade o momento. “Se bem que tem uns 30 em diante que manda pra lá, rsrsrsrs”. Nesta fase pode ser planejada ou perdida toda uma vida.
A necessidade de políticas públicas especifica para juventudes é gritante em todo país. A juventude representa 30% da população brasileira e este é um número bastante significativo e preocupante a um país que anseia por dias melhores. Pensar juventude atualmente é necessário e politicamente estratégico. No governo Lula foi criado a Secretaria especial de juventudes. O Governo Dilma garante esta estrutura e cria novas expectativas. Esta prática deve ser repetida nos estados e municípios.
NOSSO MUNICÍPIO TEM COORDENADORIA MUNICPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA JUVENTUDES. Alem das iniciativas do Departamento, o trabalho inter setorial, bem como o anseio da gestão buscar melhorias para este público é necessário que o jovem perceba cada vez mais o espaço que lhe cabe. Não adiante somente reivindicar, tem que assumir a responsabilidade enquanto cidadão e sentir-se um sujeito social e político capaz de transformar a sociedade para uma realidade mais justa e democrática.