terça-feira, 9 de agosto de 2011

BANDEIRA DA CIDADE DE CRISTINÁPOLIS


BANDEIRA DE CRISTINÁPOLIS





A bandeira do município de Cristinápolis-SE foi criada e desenhada em 1973, por José Abdo Neto “ Zé de Berilo”, a pedido do prefeito da época Everton Menezes Reis “ Vetinho”, suas formas, símbolos e cores foram pesquisadas e descritas pelo vereador Cleonildo de Souza Melo “Nildo”, por intermédio do projeto de lei nº14/2010, e oficializada através da lei nº527 de 31 de março de 2010. 

REPRESENTAÇÃO:

De forma retangular, tendo em suas cores o verde, amarelo, azul e branco, como também as cores da bandeira brasileira, no lado esquerdo a cor amarela, no centro uma faixa diagonal azul, e no lado direito a cor verde.



 CORES
 
·      VERDE – Simboliza a esperança verdejante da riqueza agrícola e renovação da vida;

·      AMARELO – Simboliza o sol, a nobreza a fé e sabedoria de pioneiros colonizadores;

·      AZUL – Simboliza a justiça, zelo, lealdade e o sentimento religioso;

·      BRANCO – Simboliza a paz de um povo ordeiro e pacifico. 

SIMBOLISMO

No centro da bandeira sobre um fundo branco, encontra-se um losango e em sua parte superior está, escrito o nome da cidade “CRISTINÁPOLIS”, na parte inferior está escrito a data da emancipação política da cidade “24-04-1882”.

Na parte central do losango que divide-se em quatro partes, encontra-se em sua parte superior lado esquerdo a figura de um “ÍNDIO” que representa os primeiros habitantes do município.

Na parte superior lado direito encontra-se o “ COQUEIRO” que representa a “ÁRVORE DA VIDA” ao lado as “FOLHAS DE FUMO” que representa a base da economia local da época.

Na parte inferior lado esquerdo encontra-se o “PÉ DE LARANJA”, que representa a base da economia local, geração de renda, riqueza e absorção da mão de obra do município.

Na parte inferior lado direito encontra-se a “ESPIGA DE MILHO”, que representa uma das culturas agrícolas do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário