sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Estudantes protestam contra cobrança de estacionamento na Unit

Integrantes do Diretório Central Estudantil (DCE) da Universidade Tiradentes (Unit) realizaram um protesto contra a cobrança do estacionamento da instituição no início da noite desta quinta-feira, 11. Gritando palavras de ordem, eles fecharam a Avenida Murilo Dantas, principal via de acesso à Unit e ao bairro Farolândia, Zona Sul da capital, provocando congestionamento. Equipes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) estiveram no local e antes de desobstruir a via, orientaram os condutores ainda na Avenida Beira Mar para que evitassem a área.

Alguns motoristas se irritaram com a manifestação e chegaram a criar um princípio de tumulto com os estudantes, que foi logo contornado. Muitos dos que estavam na fila de carros fizeram um buzinaço em sinal de apoio. Além de faixas, eles puxavam um coro gritando ‘Sou estudante, não sou freguês. Unit, respeite a lei’.


Itacy Marques diz que universidade rasgou a legislação estadual

O presidente do DCE, Itacy Marques, mais uma vez comentou sobre a insistência da universidade em cobrar pelo estacionamento mesmo com a Lei Estadual 7.164, aprovada no mês passado e que proíbe a cobrança também em shoppings e supermercados. “Já houve uma fiscalização comprovando que a Unit descumpre a lei e ainda assim a cobrança continua. A universidade ainda emitiu um manifesto contrário à lei e ao DCE, mas nós somos a instituição legítima para brigar pelo direto dos estudantes”,  disse.

Marques anunciou, ainda, que a Assembleia Legislativa vai lançar uma moção de repúdio à universidade por alegar que a lei é inconstitucional. “A Unit está rasgando a legislação estadual. É um absurdo! A partir de hoje entraremos em luto até que suspendam a cobrança. Esperamos que os estudantes tenham consciência e participem da luta”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário