quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Eleições municipais serão das mais disputadas de sergipe

Ao que se comenta nos quatro cantos do Estado, Sergipe terá uma das maiores quantidades de candidatos nas eleições municipais de 2012. São tantos possíveis pré-candidatos que opção não deve mesmo faltar aos eleitores sergipanos e com isso, o número de indecisos pode cair sensivelmente. Há quem diga que no município de São Cristóvão, por exemplo, existem 15 pessoas pretendendo assumir o lugar do prefeito Alex Rocha (PDT). A disputa será maior na chamada Grande Aracaju.
Na capital sergipana, a lista de pré-candidatos ao cargo deixado pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), cresce à cada dia: o ex-governador João Alves Filho (DEM), o genro, deputado federal Mendonça Prado (DEM), o deputado federal Valadares Filho (PSB), o prefeito de Capela, Manoel Messias Sukita (PSB), o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos (PT), o deputado federal Rogério Carvalho (PT), o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Emmanuel Nascimento (PT), o vereador Robson Viana (PT), Nilson Lima (PPS).

Eleitores terão muitas opções de escolha no pleito de 2012 (Foto: Arquivo Portal Infonet)


No município de Nossa Senhora do Socorro, os postulantes à cadeira do prefeito Fábio Henrique (PDT) também são vários: o deputado estadual Adelson Barreto (PSB), a filha do ex-governador João Alves Filho, Ana Alves, o deputado Capitão Samuel, alguns nomes desconhecidos e o prefeito que tentará a reeleição.
Na Barra dos Coqueiros, estão dispostos a disputar a sucessão do prefeito Gilson dos Anjos (DEM), o ex-prefeito Airton Martins (PT), o jornalista e advogado Carlos Montalvão (PSB), o funcionário da Petrobras e presidente do Confiança, Luis Roberto Mendonça, o vereador Cláudio Barreto, o Caducha.
Em São Cristóvão, a cadeira de Alex Rocha tem sido uma das mais alvejadas: Os pré-candidatos mais conhecidos são o ex-prefeito Armando Batalha, o funcionário público José Alberto Batista Rocha, o Betão, Marcos Santana, militante do PT, o ex-deputado estadual Wanderlê Correia, o ex-secretário da Segurança Pública, Kércio Pinto, o próprio Alex Rocha, que tentará a reeleição, entre outros.
Opções

Votação está marcada para o dia 7 de outubro


Com tantas opções, resta aos eleitores sergipanos esperar a chegada da campanha eleitoral propriamente dita para tentar votar no melhor candidato. “Ou a gente escolhe pelas propostas apresentadas nas ruas e na propaganda eleitoral no rádio e TV, ou faz um sorteio pra ver se dá certo, porque aqui mesmo em São Cristóvão a população vem sendo esquecida pelos últimos administradores”, lamenta o morador Raimundo Santana.
Se para prefeitos, o número de candidatos é grande, para vereadores a disputa também será intensa e com certeza a exemplo de outras eleições, a população vai se deparar com candidatos com ‘nomes’ bizarros, com pessoas desconhecidas, com parlamentares que não tem projetos voltados para a sociedade, mas que voltam a colocar o nome a disposição dos eleitores. Existem os que já vêm ‘costurando’ as candidaturas há muito tempo, a fim de conquistar os votos.
Eleições
O primeiro turno das eleições municipais está marcado para o dia 7 de outubro de 2012 e o segundo turno para o dia 28 de outubro. Os partidos terão até 7 de outubro de 2011 para obter registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e até 5 de julho de 2012 para registrar os candidatos. A partir de 6 de julho do próximo ano, fica liberada a propaganda eleitoral, os comícios e a propaganda gratuita na Internet.
No dia 6 de agosto de 2012 os candidatos devem apresentar à Justiça Eleitoral, para divulgação pela internet, a primeira prestação de contas parcial dos recursos recebidos para financiamento de campanha. A segunda prestação de contas parcial deve ser apresentada por candidatos e partidos políticos até o dia 6 de setembro.
A propaganda eleitoral gratuita na rádio e na TV começa no dia 21 de agosto e termina em 4 de outubro, três dias antes da realização do pleito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário