sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Construção da Praça e Pavimentação do Conj. Albano Franco





Proporcionar o bem-estar social através de relevantes obras de infraestrutura tem sido uma ação constante do Programa Sergipe Cidades. Realizado através do convênio entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedurb), o Programa concluiu a urbanização de uma Praça no Conjunto Albano Franco, no município de Cristinápolis.

Com investimentos na ordem de R$ 266.697,79, a praça possui 1.392,00 m² de área total construída e deu nova vida ao conjunto que possui 60 unidades habitacionais, modificando completamente o aspecto do local, onde antes era um terreno baldio usado como depósito de lixo e restos de construção.

De acordo com a engenheira da Sedurb e fiscal da obra, Lorena Grasielle de Oliveira, o logradouro atende às necessidades da comunidade, uma vez que possui vários elementos propícios para o lazer. “A praça é similar a outras que o Sergipe Cidades construiu e está construindo em todas as regiões de Sergipe, dadas as proporções da área, porém dotada de infraestrutura de qualidade”, explica.

Ela acrescenta que, apesar da similaridade com as demais praças construídas pelo programa, cada uma possui peculiaridades referentes à sua história. “Foram retratados no pórtico temas relativos à cidade de Cristinápolis, como a citricultura e o padroeiro do município, São Francisco de Assis, o que demonstra a preocupação do núcleo de arquitetura em imprimir a identidade do local quando na elaboração dos projetos”, revela Lorena.
Do lixo ao luxo
Morador do conjunto habitacional há 12 anos, o aposentado Daniel Gomes Bezerra, 58 anos, diz que o conjunto não poderia ter recebido benefício melhor. “Gostei demais da construção dessa praça. O lugar mais parecia uma lixeira e além de levar um odor desagradável para as casas, muitas vezes dificultava o tráfego na área. A situação melhorou completamente, sem contar que os moradores daqui e das imediações tem uma opção de lazer”, afirma.

Moradora do conjunto vizinho, a dona de casa Vera Lúcia de Jesus Santos escolheu um adjetivo inusitado para classificar a obra. “Ficou um luxo e beneficiou toda a população. Agora nós temos um lugar adequado para conversarmos com nossas amigas e levar nossos filhos para passear, sem precisar ir até a cidade”, declara.

Situada na entrada do Conjunto Albano Franco, distante quatro quilômetros do centro da cidade, a praça possui pavimentação com implantação de meio-fio, paisagismo, pórtico, iluminação com modernas luminárias, quatro mesas para jogos com banquinhos, 34 bancos de assento, pergolado, playground com escada de cilindros, escorregadeira, carrossel e amarelinha e integra o conjunto de obras que o Sergipe Cidades levou ao município de Cristinápolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário