sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Hospital pediátrico deverá ser entregue em outubro



A reunião foi realizada devido a uma ação ajuizada pelo MPE em 2010 (Foto: Infonet)

Foi realizada nesta quinta-feira, 11, uma audiência na promotoria de justiça dos Direitos à Saúde, do Ministério Público Estadual (MPE) para tratar da superlotação no Serviço de Pediatria do Hospital de Urgência e Emergência de Sergipe (Huse), que funciona no antigo prédio da Maternidade Hildete Falcão.
A reunião dá sequência a uma ação ajuizada pelo Ministério Público Estadual em dezembro de 2010 solicitando a regularização do atendimento pediátrico da Unidade de Pronto Atendimento Hospital Fernando Franco, Zona Sul da capital. Sobre a situação, a coordenadora de pediatria da Fundação Hospitalar de Saúde, Cristiane Souza Barreto, informou que o serviço de atendimento pediátrico que funciona na maternidade vem atendendo a população. A coordenadora reconheceu que em determinados plantões existe a superlotação no atendimento.
Cristiane Souza esclarece que a situação se agrava por conta dos constantes problemas da ausência de pediatra na Unidade de Pronto Atendimento Fernando Franco, zona Sul e esporadicamente no Hospital Santa Isabel. “70% do atendimento do Huse podia ser resolvido em serviços de média complexidade ou nas Unidades Básicas de saúde. Devido a esse período de instabilidade, onde as crianças ficam mais doentes, somente no mês de maio fechamos quase 5 mil atendimentos”, diz a médica.
Já a diretoria técnica do Huse ressalta que existem em funcionamento dez leitos de UTI pediátrico, com sua capacidade plena dificilmente havendo vagas. A promotoria vai juntar o Termo de Audiência Pública desta manhã à ação já ajuizada a fim de que possa ser encaminhada a juiza para que novas providências possam ser tomadas.
Hospital Infantil
Durante a reunião também foi informado que os problemas ocorridos com a empresa que vinha realizando as obras do Hospital Infantil, provocou um atraso na conclusão do projeto, e que a empresa ganhadora do pregão já foi afastada, dando lugar a segunda colocada, a qual se comprometeu a entregar a obra no dia 01 de outubro desse ano.
Além disso, todo o mobiliário e equipamentos foram adquiridos, estando à obra em fase de acabamento e colocação de luminárias. Assim, com a inauguração da nova unidade, a capacidade foi aumentada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário