quinta-feira, 5 de abril de 2012

Concurso de Redação apresenta campeões da fase estadual

Em Sergipe, o vencedor foi Rodolfo Eduardo Santos Carvalho
(Foto: Divulgação)
Os vencedores da etapa estadual do 41º Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pela União Postal Universal (UPU) — entidade que reúne operadores postais de 191 países —, já são conhecidos. Ao todo, 28 estudantes classificados em primeiro lugar nas Diretorias Regionais dos Correios em todo o país se habilitaram a participar da etapa nacional do concurso e receberão como prêmio um notebook cada um. A escola na qual o aluno estuda ganhará um computador. Segundos e terceiros colocados também serão premiados.

Em Sergipe, o grande vencedor da etapa estadual foi o aluno Rodolfo Eduardo Santos Carvalho, do Colégio do Salvador (Aracaju). Por ter conquistado o primeiro lugar, ele representará o estado na etapa nacional. A segunda colocada foi Paula Virgínia Silva Correia, da Escola de Educação Básica Monsenhor José de Souza Santos (Tobias Barreto). O terceiro lugar foi Douglas Leite Vieira Júnior, aluno do COC -Colégio São Paulo (Aracaju). A comissão julgadora foi composta por jornalistas, pedagogos e um profissional de educação física.

A redação tinha como tema “Escreva uma carta a um atleta ou a uma personalidade esportiva que admira para lhe dizer o que significam os Jogos Olímpicos para você”. Mais de 1.200 escolas públicas e privadas do Brasil participaram do concurso, com aproximadamente 2.700 cartas inscritas de estudantes com idade de até 15 anos.

Etapas

O concurso se desenvolve em quatro etapas, começando pela escolha da redação nas escolas, seguindo-se as etapas estadual, nacional e internacional. O resultado da etapa nacional será divulgado em abril e o internacional está previsto para agosto. Neste ano, o vencedor mundial receberá o prêmio em Doha, no Qatar, durante a realização do 25º Congresso Postal Universal, previsto para setembro.

No Brasil, a realização do concurso está a cargo dos Correios. O País já venceu a fase internacional, que acontece desde 1972, em três oportunidades. Só a China, que tem cinco medalhas de ouro, está à frente dos brasileiros. Integraram a comissão julgadora nacional, além dos Correios, representantes dos Ministérios das Comunicações, da Educação, do Esporte, Unesco e da Universidade de Brasília.
Fonte: Ascom Correios/SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário