sábado, 7 de abril de 2012

Fiéis percorrem 3.5km na procissão do Cristo Morto

A Procissão aconteceu no conjunto Bugio e começou às 17h
Procissão do cristo Morto, no Bugio (Foto: Portal Infonet)
Fiéis movidos pela fé realizam há sete anos, no conjunto Bugio, o percurso de 3.5km com a procissão do Cristo Morto. A procissão é comandada pelo Padre Cássio Santos Souza e tem como ponto de partida e retorno o Santuário Nossa Senhora Aparecida, localizado Rua Vereador Osvaldo Mendonça, 370.

Nesta sexta-feira santa, a procissão começou às 17h, com a adoração do corpo de Jesus Cristo morto, no santuário, depois seguiu pelas ruas da região e voltou até a o santuário para a cerimônia do Beijo da Cruz e para o sepultamento do corpo, simbolizado pela alocação do corpo de Jesus Cristo na urna da paróquia Nossa Senhora Aparecida.

Cássio Santos Souza, padre responsável pelo santuário, explica que o significado maior da procissão do Cristo Morto é mostrar que Jesus morreu pelos nossos pecados. “É muito importante que sejamos testemunhas que Jesus morreu na cruz por nós, pelos nossos pecados, essa é a nossa forma de relembrar esse momento, de mostrar que nós nos importamos e somo gratos por isso”, explica.
Padre Cássio Santos Souza
Padre Cássio diz ainda que a sexta-feira da paixão é o auge da semana santa e explica: “foi na sexta santa que Jesus deu sua maior prova de amor e obediência para Deus, ele foi julgado e crucificado como uma pessoa má porque nos amou. Nós agora estamos pagando penitência com a procissão e pedimos perdão a Cristo pelos nossos pecados”.

Dogival Alves, que é paroquiano e acompanha a procissão desde que ela começou a existir, conta que para ele é muito importante fazer parte desse momento da igreja. “Todos nós temos que lembrar que Cristo deu a vida por nós, algumas pessoas estão se afastando da igreja, às vezes nesses momentos elas lembram de Jesus e do que ele fez e voltam, isso é muito importante”, opina Dogival.

Amanda Caroline, moradora da região, concorda com a opinião do paroquiano e acha que a igreja e a procissão são bons lugares para reunir a família. “O santuário e a procissão são muito importantes para o conjunto porque consegue reunir todo mundo aqui, todas as famílias. Aqui fazemos bons momentos de reflexão sobre nossas crenças”, conta a moradora.

O Padre Cássio lembra ainda que as representações da semana santa são respostas ao pedido feito por Jesus Cristo para que os homens relembrassem sua história. “Jesus pediu para que os homens sempre relembrassem a passagem dele pela terra e essa retomada de memória só pode ser feita através da fé, sem fé isso é impossível”, finaliza o Padre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário